Pular para o conteúdo principal

OS FELIZES

Invejo doidamente os felizes
Não por serem felizes
Mas por serem felizes apesar da vida

Invejo-os nas fotos felizes
E em cartazes de vidas felizes
Espalhados por ruas
De calçadas felizes
Felizes, apesar da vida

Invejo-os nos comerciais
De famílias felizes
Com cães, gatos, peixes...
Rinocerontes não

Invejo mais ainda as canções de amor
Especialmente as canções de amor.
Os compositores
Os cantores
Eles me cansam,
Não porque compõem
Não porque cantam
Mas porque não são felizes
Como merecem as canções de amor

As canções de amor
Ah, como invejo as canções de amor!

Invejo doidamente os felizes
Não por serem felizes
Mas por serem felizes apesar da vida

Como ser feliz apesar da vida?
Como ser feliz e pensar?
Como ser feliz?
Como?

Comentários

  1. Será realmente dificil ser feliz?
    Acho que não!!!
    Acredito que ser feliz...
    Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar. É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos. É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque. É ser sempre jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso. É amar os pais, mesmo se eles não o compreenderem. É agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado. É transformar os erros em lições de vida.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Lindo, realmente como ser feliz?
    Difícil!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também invejo os felizes

    Esta poesia lembrou um dialogo entre uma amiga e eu.
    Minha amiga e eu, discutíamos sobre essa tal felicidade.
    A questão era: você é feliz ou têm momentos felizes?!
    como uma boa religiosa, ela me respondeu incisiva: _ sou feliz. Logo a questionei, mas como você consegue ser feliz,com tanta discriminação, injustiça, hipocrisia, intolerância! claro que queria provocar, mas aguardava ansiosamente uma resposta animadora que modifica-se essa minha opinião um tanto quanto obvia.
    E ela continuou: Se você ficar pensando desta forma nunca será feliz.
    Mas que SACO por que eles, os felizes, sempre falam isso!! O que tenho que fazer agora? Deixar de pensar?
    E ela continuou: _ pense nas sua vitórias, conquistas , ganhos pessoais. Sabe esse papo “Multi motivacional” empresarial. Pois é, e ela ficou tentando me converter pelos caminhos mais bizarros, de que eu tinha que ser feliz.
    E como ser feliz se ainda vemos crimes terríveis cometidos por pessoas que querem se inserir na sociedade, ou ainda saber que países como a Somália onde mais de 10% das crianças morrem pouco depois de nascerem, ou quando vemos tantas excelências em Brasília sofrendo terríveis perseguições injustas por tentarem ,_ Ó Deus! Colocar um ente querido no plenário, em quanto a prostituição infantil vêm numa crescente e algumas vezes, ainda batizada pela aprovação dos pais. E por que ainda ser feliz se as melhores historias de amor só nascem para Walt Disney.
    E por que ser feliz se nem ao certo o certo eu sei. Se nem ao certo assegurada estou de quem eu sou! Mas dizem que, alguns, religiosos são dotados, e vivem à felicidade. Putz não é invejável?!
    Bom, simplificando, minha amiga é feliz, e eu sou aquela que tb inveja a felicidade pois quando estou próximo dela, ela é tão rápida e tão fugaz que acaba por me deixar mais infeliz ainda.
    muitos beijos

    ResponderExcluir
  4. Felicidade é estado de espirito, ninguém é sempre feliz, acho isso impossível.

    Por isso digo que estou feliz, e não eu sou feliz.

    Felicidadees professor. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CASULO

A cara no quadro na parede da sala da casa da rua Antônio Bezerra da cidade de São Paulo no Estado de São Paulo no Brasil na América do Sul no hemisfério sul no planeta terra no sistema solar na via láctea no universo... este mísero, ínfimo, infame, faminto universo fêmea em que a cara está presa pra sempre no quadro preso pra sempre na parede presa pra sempre na casa presa pra sempre na rua que prenderam pra sempre a um nome cujo dono ela nem conheceu - nem ela nem eu. Eu que olho minha cara presa na cara presa no quadro da parede que vai, aos poucos, ficando velha como o resto todo deste universo fêmea, faminto, infame, ínfimo e mísero em que me encontro sem espaço pra sobreviver a mim e a expansão do que há dentro em mim. Em mim, não no quadro nem na parede nem na casa nem na rua, muito menos no Antônio que emprestou o nome à rua que aprisiona a casa que aprisiona a parede que aprisiona o quadro que aprisiona a cara que aprisiona eu.

SER POETA SEM SER

Ah, esta luta esta labuta Cá estou num avesso de digestão a gerir palavras em vão! Ah, a crueldade do poema! A dor de cada verso A dor de saber-se assim Imperfeito assim Assim feio... Por que não calar de vez a voz? Por que insistir assim? Édipo cego sem pai sem mãe sem luz Em busca de ver com mãos e bocas a poesia que me habita e que me falta Está em mim, sombra em mim... Mas não é minha, não de mim Se a toco de leve foge, se a estupro finge-se de morta e eu, enfim Finjo-me assim De poeta sem ser.

SEM DOMINGUINHOS

(ao grande Dominguinhos) E o Brasil, de repente, ficou frio Até neve do céu se jogou, caiu sanfona quieta no canto palco velho - vazio... E os domingos podem, agora, ser só domingos, de novo... um pouco mais tristes menos sanfona menos memória Só domingo... não dominguinho Só domingos... sem Dominguinhos.